Pesquisar este blog

terça-feira, 28 de março de 2017

Nome limpo: 5 dicas para tê-lo de volta!




Pensando em como deixar o seu nome limpo? Às vezes, por conta de imprevistos financeiros, acabamos com o CPF negativado (nome sujo). Isso nos impede de uma série de coisas, que vão de seleção de emprego até abrir uma conta corrente. Nosso blog te dá 5 dicas para ter o nome limpo novamente!

Quais as restrições quando tenho “nome sujo”?

  • Possiblidade de não ser considerado na seleção de emprego, principalmente em concurso público;
  • Impossibilidade de abrir uma conta corrente;
  • Impossibilidade de adquirir um cartão de crédito.
Atenção: a emissão de passaportes e vistos de entrada em outros países não podem ser restritos, apesar do seu nome estar negativado.

1. Como ter meu nome limpo de volta?

Para ter o seu nome limpo é necessário identificar para qual empresa você está devendo. No Brasil há 2 órgãos de proteção ao crédito: Serasa e Boa Vista (popularmente conhecido como SPC). O seu nome estará negativado na Serasa, caso você tenha dívida com um sistema financeiro (bancos) e serviços. Já a Boa Vista é responsável pela negativação dos nomes voltados às dívidas de comércio.
  • Serasa: Clique aqui para saber passo a passo como limpar o seu nome.
  • Boa Vista (SCPC): Clique aqui para saber passo a passo como limpar o seu nome.

2. Renegocie a dívida!

Identificou quem o deixou negativado? Então, hora de arregaçar as mangas e renegociar a sua dívida diretamente com a instituição. A renegociação de divida é uma chance a mais que o cliente tem em deixar o seu nome limpo mais uma vez. Seja honesto nessa hora: indique o quanto poderá pagar mensalmente para quitá-la. Além disso, preste sempre atenção ao Custo Efetivo Total (CET) dela e nunca somente à taxa de juro!

3. Renegociação não deu certo? Faça a transferência da dívida!

Transferência de dívida, simplificando, é uma troca de dívida. Isso acontece quando você substitui uma dívida por outra. É vantajoso quando a que já existente tem uma taxa de juros alta. Essa prática é comum para quitar as dívidas do cartão de crédito ou do cheque especial. Nessas situações, a transferência de dívida é útil, pois diminui significativamente os custos.

4. Planejamento financeiro para manter o nome limpo

O bom e velho planejamento financeiro! Não há como perder o controle das suas finanças com ele. Pelo planejamento, você verá exatamente onde está gastando mais do que deveria e como economizar com os seus rendimentos mensais. Já imaginou se é o famoso café pós-almoço que o está deixando negativado todos os meses?

5. Chega de gastos supérfluos

Não gaste o dinheiro que não tem. Essa é a primeira regra simples para começar a lucrar. Por isso, insistimos que siga em frente com o planejamento financeiro, pois ele lhe dará essa visão clara das suas finanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário